sexta-feira, 26 de setembro de 2008

"Por que você é feliz?"

Esses dias fui surpreendido por uma daquelas perguntas que nos espantam num primeiro momento, nos faz refletir em seguida e fica nos martelando por um bom tempo.

Estava conversando com uma pessoal muito legal, que pediu para, pelo menos por enquanto, não ser citada nesse blog. Estávamos numa mesa de barzinho olhando um para o outro e falando sobre várias coisas pelas quais passamos até chegar àquele momento. Sorrimos. Ficamos sérios. Lembramos de coisas boas e de coisas ruins... De repente, do nada, ela atira a pergunta: "Por que você é tão feliz?"

Fiquei chocado. Comecei a pensar em uma série de coisas. A pergunta foi tão sutil quanto aterrorizante. A única coisa que consegui dizer foi: Por quê?

― Porque você está saindo de um relacionamento que ainda lhe faz falta... Porque você tem dois tumores... Porque você não mora com suas filhas... Porque você não dirige... Porque você mora sozinho... Ah... Porque pelo menos eu vejo que você tem um monte de motivos para reclamar da vida, mas você não faz. Raramente está triste.

Pensei nisso tudo por algum tempo, olhando fixamente para ela e então respondi:

― Sou feliz porque sou uma pessoa inteligente. Trabalho no que gosto. Tenho várias amigas/os com as quais converso. Tenho uma super amiga com a qual converso sobre tudo. Tenho o meu cantinho no qual posso me isolar quando quero... Enfim... Sou feliz porque gosto de viver e acho que problemas fazem parte da vida. Uns são fáceis, outros complicados, mas viver é isso e gosto muito de viver.



Essa dispensa letra e tradução...

2 comentários:

DanielleOliveira disse...

Este é meu amigo que me faz, cada dia mais, ver o quanto também sou feliz. :)

Une vie sans vie disse...

adorei...
queria pensar assim tbm.