terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O jeitinho que nos faz felizes

O carro quebrou no trânsito? Vamos puxá-lo até a oficina! É mais barato que contratar o reboque. Está resfriado? Tome um chá com casca de laranja! Não será preciso ir ao médico.

Esses são exemplos do popular jeitinho brasileiro. Dom que parece ser herdado por todo bom cidadão daqui. Para tudo ele encontra solução, resposta ou remédio. Não importa se é a coisa certa a fazer. O importante é resolver rápido, barato e sem dor.

Mas o jeitinho brasileiro não é usado apenas para gambiarras. Há quem diga, e sou um desses, que é esse jeito de resolver as coisas que atribui, ao Brasil, o título de país da criatividade. Com a qual criamos tantas coisas boas, bonitas e divertidas como, por exemplo, o carnaval, o samba e a bossa.

Com ele conseguimos, muitas vezes sem recursos, ajudar ao próximo; concluímos nossos projetos; vivemos felizes.

É esse jeitinho que permite ao povo brasileiro, mesmo tendo tão pouco, organizar-se e ajudar pessoas desabrigadas, como é possível, atualmente, acompanhar pela mídia o caso de Santa Catarina.

Há os que dizem que esse jeito de dar jeito em tudo é o que faz nosso país não ter jeito nenhum. Eu, no entanto, afirmo que é esse jeitinho que nos faz um povo feliz.

Nenhum comentário: