domingo, 25 de janeiro de 2009

Comentários sobre a mentira

Eu minto.
Você mente.
Ele mente.
Ela mente.
Nós mentimos.

Isso posto seguem minhas observações quanto à mentira.

Por muito tempo tenho nos observado e procurado entender por qual motivo mentimos. Encontrei alguns genéricos, tais como:

- auto defesa;
- medo;
- preocupação com a outra pessoa;
- prazer;
- problemas na personalidade;
- sacanagem.

Dessas a pior, na minha opinião, é a mentira por sacanagem. Quando uma pessoa mente para a outra com o intuito de enganá-la, de passá-la para trás. Isso pode estar diretamente ligado a outros dois motivos citados: prazer e problemas na personalidade.

A verdade é que nós mentimos por vários motivos.

Acredito que exista um desejo básico para mentirmos. Assim como o desejo de comer (sobrevivência) e fazer sexo (reprodução), talvez a mentira esteja diretamente ligada à auto sobrevivência e quanto mais "perigo" corremos, mais utilizamos da mentira.

Mas na sociedade moderna, cada vez mais tecnológica, mentir tem se tornado fútil e corriqueiro na vida da maioria das pessoas.

A pouco tempo, por exemplo, alguém, provavelmente por medo de mostrar quem realmente é, criou uma conta de e-mail falsa, cadastrou-se numa lista da qual faço parte e escreveu o que ela pensa sobre o que eu digo nas listas. É uma mentira moderna, mas por motivo milenar. Essa pessoa, muito provavelmente, tem sérios problemas pessoais.

Curioso por saber quem seria essa pessoa, pesquisei de várias formas até conseguir ter certeza de quem ela era. Foi ótimo saber quem era. Foi ótimo saber que sou melhor que essa pessoa. Foi triste saber que ela não tem coragem de se expressar e que, pior ainda, tem medo de ser reprimida. O bom nessa história é que ela é uma pessoa nova e há grandes chances dela se tornar uma pessoa melhor.

A mentira, quando utilizada para machucar ou sacanear com uma outra pessoa, fede. É repugnante. E as pessoas continuam utilizando desse recurso, mas se esquecem que nenhuma mentira fica oculta para sempre e que, sempre, é mais fácil usar a verdade.

Antes ficava muito chateado com mentiras, fossem elas contadas para mim ou por mim. Hoje estou mais tranquilo quanto a isso, pois aprendi que nessa história de mentir ou ser verdadeiro, sofre mais quem mente do que quem escuta a mentira.


Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=QhrHH9sb-Mo
Letra: http://letras.terra.com.br/adriana-calcanhotto/868/

Nenhum comentário: